Inadimplência na Bahia cai pelo quarto mês consecutivo

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), apurada pela CNC e Fecomércio-BA, mostra que o percentual de famílias com dívidas recuou em novembro de 2018, na comparação com o mês anterior, passando de 46,6% para 46,1%. A inadimplência também registrou queda em relação a novembro de 2017, quando alcançou 52%.

Entre os índices apresentados pelo documento, o subíndice de Nível de Endividamento aponta que a proporção das famílias com que se consideram muito endividadas fechou a 14,1% no mês de outubro. Na comparação com o mesmo período de 2017, houve queda de 5,9% significando um avanço pela comparação anual.

Para a economista da CNC, Marianne Hanson, as taxas de juros em patamares mais baixos também constituem um fator favorável a esse resultado. “A proporção de famílias inadimplentes diminuiu tanto na comparação mensal como na anual, acompanhando um patamar menor de endividamento e redução do comprometimento da renda destinada ao pagamento de dívidas”, comentou a especialista.

Mais uma vez o cartão de crédito é apontado como principal tipo de dívida por 87,8% das famílias entrevistadas. Em seguida, vem o crédito pessoal (7,3%) e, em terceiro lugar, o carnê (10,1%).

Problemas com a imagem

Sobre o Sindicato

Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Estado da Bahia

  • Endereço:
    Av. Manoel Dias da Silva, 1783 - 1° andar - sala 108 - Pituba
  • CEP: 41830-000
  • Processo: 133
  • Telefone(s):(71) 3345-4239
  • Email contato: sincofarba@gmail.com
  • Presidente:
    ROBERTO BRASILEIRO LIMA