Fecomércio-BA discute previsões econômicas para 2019

Termômetros de atividades, oscilação e resultados positivos do setor varejista baiano foram apresentados no evento Previsões Econômicas para 2019, realizado pela Fecomércio-BA, na quarta-feira (20/02), no Restaurante Escola Senac Casa do Comércio. O encontro contou com a participação do chefe da divisão econômica da CNC, Fabio Bentes e do consultor econômico da Fecomércio-BA, Guilherme Dietze.

Dentre as previsões foram abordados os principais índices e dados sobre o consumo das famílias baianas, que obteve 103,4 pontos – alcançando um saldo maior que a média nacional de 98,5 pontos no mês de fevereiro. Foram apresentados também dados relacionados às perspectivas profissionais do Estado, com previsão de alta de 5% na geração de emprego – o que representaria 100 mil vagas para Bahia, até o final do ano.

Para o chefe da divisão econômica da CNC, Fabio Bentes, a abertura de novos estabelecimentos é uma garantia de novos empregos na Bahia. “Se o varejo baiano aumentar e o número de estabelecimentos comerciais com vínculos empregatícios também, podemos dizer que os índices sobre emprego vão melhorar e assim a economia se retroalimenta”, concluiu o especialista.

Durante a apresentação dos resultados alcançados pela Bahia, os destaques foram os segmentos de varejo que mais cresceram em nosso Estado. No primeiro lugar está o varejo de artigos farmacêuticos, médicos e ortopédicos, totalizando 13% do crescimento, em segundo as lojas de artigos pessoais e domésticos com 11%, e em terceiro o varejo de veículos, motocicletas e peças com 7%.

O consultor da Fecomércio-BA, Guilhermer Dietze, explica que a maioria dos setores registraram crescimento em 2018. “Houve aumento expressivo do otimismo dos consumidores e empresários, gerando efeitos imediatos para o varejo e resultando nesse saldo positivo do ano passado”, explicou Dietze.

Problemas com a imagem

Sobre o Sindicato

Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Estado da Bahia

  • Endereço:
    Av. Manoel Dias da Silva, 1783 - 1° andar - sala 108 - Pituba
  • CEP: 41830-000
  • Processo: 133
  • Telefone(s):(71) 3345-4239
  • Email contato: sincofarba@gmail.com
  • Presidente:
    ROBERTO BRASILEIRO LIMA